top of page

Manejo de formação | Dicas para o plantio #3

Como terceira em uma série de dicas, saiba mais agora sobre como melhorar o manejo de formação do seu pasto.


O primeiro pastejo deve ser feito logo que as plantas estiverem crescidas cobrindo toda a área plantada. Neste caso, é melhor utilizar animais leves, jovens, para fazer apenas um desponte das plantas, com alta taxa de lotação por um curto período de tempo. Nesta fase, se forem utilizados animais pesados, as plantas poderão ser arrancadas durante o pastejo.


Se o primeiro pastejo for feito bem mais tarde, muitas plantas morrerão em virtude da competição entre elas. Isso aumenta os espaços vazios na pastagem, diminui a produção de capim e facilita o crescimento de ervas daninhas. Além da perda drástica de qualidade da forragem quando o capim emite suas sementes. A partir do primeiro pastejo, à medida que as plantas se restabelecerem, a pastagem pode passar a ser utilizada normalmente.


Transporte

Por ser organismos vivos, as sementes exigem cuidados especiais no transporte, evitando as altas temperaturas e umidade elevada.



Armazenamento

As sementes devem ser convenientemente armazenadas em estrados de madeira em local seco, fresco e ventilado, afastadas das paredes para controlar as ações negativas de insetos e roedores. Não é recomendado o armazenamento de sementes no mesmo local ocupado pelos defensivos agrícolas. Não cobrir com lona.






0 comentário
bottom of page