top of page

O plantio | Dicas para o plantio #2

Como segunda parte da nossa série de dicas para o plantio, depois do preparo do solo, vem o plantio em si. Qual é a melhor época para plantio? Quais são as formas de plantio? Veja a seguir:



A melhor época de plantio é quando as chuvas passam a ocorrer com maior frequência: outubro a fevereiro no Brasil Central.


Seja qual for o método escolhido, o plantio deve possibilitar a distribuição uniforme das sementes por toda a área a ser formada. No caso de plantio em linhas ou em covas, o espaçamento entre elas deve ser o menor possível.


Uma causa frequente de insucesso é o plantio de quantidades insuficientes de sementes. A boa regulagem do equipamento de plantio é uma forma de garantir que a quantidade certa de sementes seja plantada. Essa quantidade, chamada de taxa de semeadura, varia de acordo com a cultivar, época do ano, sistema de semeadura e o Valor Cultural adquirido.



MODALIDADES DE PLANTIO


Plantio a Lanço

Plantio feito com o uso do distribuidor de sementes, obtendo um alto rendimento, facilidade de regulagem e razoável distribuição de sementes. Como desvantagens, este tipo de plantio utiliza maior quantidade de sementes, exige cuidados com o vento e a necessidade de incorporação das sementes após o plantio



Plantio Manual

Plantio ideal em locais de difícil acesso, com o uso de equipamentos de baixo custo, no qual se utiliza menor quantidade de sementes.


Plantio em Linha

Feito com plantadeira convencional. As sementes são incorporadas no plantio, facilitando a adubação na linha de plantio e menor quantidade de sementes. Como desvantagem, a regulagem da máquina é mais complexa e os equipamentos são de custo superior.




0 comentário
bottom of page