top of page

Preparo do solo | Dicas para o plantio #1

Atualizado: 19 de set. de 2019

Preparamos uma série de 6 dicas para lhe auxiliar no plantio das sementes de forrageiras. A primeira dica é: como preparar o solo para receber as sementes?


Plantio de Brachiaria Marandú

Inicia-se pela coleta de amostras do solo para análise. Com os resultados, um técnico especializado pode fazer recomendações de calagem e adubação, nas quais será considerada a cultivar escolhida para o plantio.


O calcário deve ser aplicado ao solo entre 60 a 90 dias antes da semeadura para que tenha tempo de reagir.

O calcário deve ser aplicado ao solo entre 60 a 90 dias antes da semeadura para que tenha tempo de reagir. A sua incorporação deve ser na mesma profundidade na qual foi feita a análise do solo. Para quantidades acima de 3 ton/ha, recomenda-se a aplicação em duas etapas, sendo a primeira metade antes da aração e a outra metade após a primeira gradagem.


A primeira movimentação do solo pode ser feita com arado ou grade aradora, incorporando todo material vegetal existente na superfície. Em seguida, com uma grade niveladora, faz-se o destorroamento do solo, nivelamento da superfície e eliminação de eventuais invasoras. Quase sempre, duas passadas da grade niveladora são suficientes.


A aplicação a lanço de fertilizantes deve ser feita antes da primeira gradagem niveladora ou entre a primeira e a segunda, para uma boa incorporação do fertilizante.


CUIDADOS ESPECIAIS NO PREPARO DO SOLO


As ações para o controle de erosão, como a construção de terraços e curvas de nível, devem ser executadas antes do processo de gradagem pesada. O destorroamento excessivo, resultante de número exagerado de gradagens, deve ser evitado a todo custo.


Observação: é muito importante esperar que o material vegetal incorporado ao solo pela aração apodreça antes do plantio. Caso contrário, as sementes morrerão por causa dos efeitos da fermentação deste material.




0 comentário
bottom of page