Temporada de chuva: ideal para o cultivo de forrageiras

Atualizado: Ago 26

Os meses de outubro a janeiro marcam a temporada de chuvas aqui no Brasil. Nesse período as represas artificiais são reabastecidas para consumo do gado, a safra se recupera do período seco e é a melhor época para iniciar o plantio de forrageiras na maior parte do país.

Para obter os melhores resultados, é essencial se garantir e fazer o planejamento para a temporada chuvosa. Ao se antecipar, você consegue melhorar o desempenho da sua  produção, pois não corre o risco de atrasos no plantio, falta de tempo para preparar o solo ou falta de capital.

Para aproveitar ao máximo a época de chuva, a preparação do solo, escolha do tipo de manejo e de forrageira deve ser feito com antecedência, de acordo com o objetivo e necessidade do produtor.




Lembrando que as forrageiras dependem diretamente da água para seu bom desenvolvimento. É por isso que o início do período de chuvas é o ideal para a formação de pastagens mais rápida e eficaz.

Com o planejamento em dia e as forrageiras escolhidas, lembre-se de escolher áreas com boa drenagem para fazer o plantio e garantir uma boa safra, pois o solo encharcado não permite a germinação correta e as sementes ficam vulneráveis ao ataque de fungos.

Já no caso dos pecuaristas, é importante ter em mente o que acontecerá com o rebanho durante a temporada de chuvas. A quantidade de alimentos deve ser proporcional e adequada ao rebanho e objetivos de ganho de peso para o período.

É preciso também ficar atento à proliferação do carrapato-do-boi, que se multiplica em dias quentes e úmidos. O parasita pode causar perda de peso, redução de produção de leite e proliferação de doenças no gado.

É ideal procurar acompanhamento de um médico-veterinário para fazer o controle dos carrapatos, impedir seu desenvolvimento e controlar infestações.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Faça uma cotação
Av. Tancredo Neves, 1533-E, Vila Goiás
 Tangará da Serra - Mato Grosso
acampo@sementesacampo.com.br
(65) 3311-4777
(65) 9 9915-8746 (Whatsapp)
Associado
Conveniado

Sementes Acampo © 2019 | Todos os direitos reservados